sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Hambúrguer de Aveia e PTS


Os vegetarianos, que como eu, não se alimentam de nenhum tipo de carne de origem animal, precisam buscar fontes alternativas de proteínas para sua dieta.
A Proteína Texturizada de Soja (PTS) é uma delas - prática, fácil de fazer, tem baixo custo e permite ser usada de diversas maneiras (quibe de forno, almôndega, hambúrguer).
Hoje a receita é de hambúrguer e faz parte do programa 'Alimente-se Bem ' do Sesi/Senai.

Ingredientes:
01 xícara (chá) e 1/2 de PTS
02 xícaras (chá) água quente
03 xícaras (chá) aveia em flocos finos
01 xícara (chá) farinha de trigo
02 colheres (sopa) molho de soja (shoyu)
01 xícara (chá) cebola picada
01 dente de alho picado
02 ovos
sal a gosto
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo para empanar
(eu tbm usei bastante salsa para dar uma corzinha!!!)

Modo de preparo:
Hidrate a proteína na água quente por 15 minutos e escorra. Acrescente os demais ingredientes (exceto a farinha de trigo para empanar) e misture bem. Modele os hambúrgueres, passe na farinha de trigo e leve para grelhar. Rende 15 unidades.

 

 

 

 Para acompanhar, fiz legumes! Cozidos no vapor e passados no temperinho!




 Alimentação saudável, sem perder o sabor!

Observação Tofs 1: O hambúrguer demora um pouquinho para corar e por isso acaba desidratando demais e ficando um pouco seco. Ainda assim é saboroso. Para quem não gosta de nada seco, aconselho usar acompanhamentos: requeijão, mussarela ou queijo prato, molho de tomate.....



Observação Tofs 2: A receita rende mesmo 15 unidades! Eu usei uma colher de sopa bem cheia como 'medida' e deu certinho! Para não ficar grudando nas mãos na hora de modelar, basta manter a mão molhada com água (óleo não funciona)!

Observação Tofs 3: Eu tinha aveia em flocos em casa, mas não em flocos finos........ Nada é impossível para quem tem um mixer! Passe pelo processador e faça você mesmo os flocos finos!!!

Observação Tofs 4: Ainda falando sobre o mixer, você tbm pode processar o alho e a cebola! Economiza tempo e evita ficar com aquele cheiro de tempero nas mãos!

Observação Tofs 5: Pra variar, no lugar do 'shoyu' eu usei 'pimentine', rs.......... Só quem cozinha sabe o quanto é importante improvisar!!!!

Ah! A aveia é rica em fibras solúveis, que auxiliam no controle dos níveis de colesterol!

Nenhum comentário: