Quando as temperaturas caem, chás e caldos também caem muito bem!


Eu sempre tentei fazer chá de frutas em casa e nunca consegui acertar...... eis que em meio as minhas buscas encontrei uma receita de 'Chá de Maracujá' da Fernanda França no 'Rainhas do Lar' que deu muitíssimo certo!!!

Ingredientes
01 maracujá (polpa e sementes)
01 maçã pequena (cortada em pedaços grandes)
10 colheres de açúcar
1 litro água
02 paus de canela
04 cravos

Modo de Preparo:
Caramelize o açúcar em fogo baixo (cuidado para não queimar! apenas deixe ficar amarelinho) e em seguida coloque a água. Mexa até dissolver todo o açúcar caramelado e coloque o restante dos ingredientes. Deixe ferver por cerca de 10 minutos.

Observações Tofs 1: essas 10 colheres de açúcar me dão até falta de ar, só de pensar no número de calorias que esse chá tem!!!! Eu fiz só com três e depois adocei na xícara com estevia (adoçante natural). Ficou ótimo e consegui respirar bem melhor! rs.....

Observação Tofs 2: Use uma chaleira ou leiteira grande que não fique muito cheia com 1 litro de água, porque durante a fervura o maracujá espuma e literalmente 'ferve, sobe e esparrama' como o leite. Por isso, não vá passear enquanto o chá ferve e vá mexendo sempre para evitar surpresas e limpezas desnecessárias no seu fogão!

Voltando ao frio que vem fazendo nessa primavera, ontem quando cheguei em casa (depois de um dia inteiro de trabalhos eleitorais) percebi que um caldinho quente cairia muito bem para aquecer o estômago!

Veja como é possível fazer uma sopinha virar um belo caldo!

Refogue alho, cebola e salsinha com um pouco de azeite.
Acrescente as mandioquinhas descascadas e lavadas e deixe fritar um pouco.








Coloque a água (filtrada, hein!), tampe a panela e deixe uns 25 minutos na pressão.
Desligue o fogo e tire a pressão da panela antes de abrir! Com o mixer, bata tudo para obter um caldo homogêneo. Volte a panela ao fogo só para engrossar o caldo.








 Até aqui continua sendo uma mera sopinha, né.........


Vamos em frente!
O segredo é o modo de servir. Use croutons, salsinha e parmesão ralado!
Voilà!

Não ficou lindo!?


E graças a Deus a Dilma não ganhou e vamos ter segundo turno!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas