Berinjelas Recheadas!

Resolvi improvisar uma receita de berinjela recheada, que eu sempre vejo no restaurante, mas nunca posso comer porque é recheada com carne moída...................
Não sei exatamente como ela é feita, mas deu para imaginar! rs.........
Sigam meus passos!

(Meus) Ingredientes:

03 berinjelas
01 xícara (chá) proteína de soja
02 xícaras (chá) água quente
01 tablete de caldo - sabor de sua preferência
150g mussarela fatiada
1/2 sachê de molho de tomate
azeite, alho, cebola, salsa e sal a gosto
parmesão ralado para polvilhar

(Meu) Modo de preparo:

Hidrate a proteína de soja com a água quente e o tablete de caldo. Escorra bem, removendo todo o caldo e reserve.
Lave bem as berinjelas, corte e despreze as pontas. Divida a berinjela em pedaços com largura equivalente ao espaço de três ou quatro dedos. Se fizer mais estreito, não terá espaço suficiente para recheá-las depois!
Contorne a polpa com uma faca pequena, respeitando uma borda de aproximadamente 0,5 cm em toda a circunferência. Com uma colher, retire a polpa, tanto quanto puder, sem romper a parte de baixo. 

Pique a polpa, acomode em uma peneira e salpique com bastante sal. Descanse aí por cerca de 20 minutos. Ela vai escurecer, soltar uma água escura e ficar bem salgada.


Mas, sem problemas! Lave em água corrente, escorra bem a água, apertando a polpa com uma colher contra a peneira e reserve.
As berinjelas que foram 'cavocadas', você deixa descansando também, durante esses 20 minutos, em água com sal. Depois, lave e escorra bem.
Em uma frigideira de borda alta, aqueça o azeite e refogue os temperinhos.
Acrescente a polpa reservada, misture bem e em seguida adicione a proteína de soja (já hidratada) e o sal. Misture bem, prove e reserve.

Pincele o interior das berinjelas com sal, usando os dedos. Corte as fatias de mussarela ao meio e com cada metade forre o interior das berinjelas.
Preencha com o recheio, acomode em assadeira, cubra com outra metade de mussarela, jogue um pouco do molho e salpique parmesão ralado (uma a uma).
Todas prontas, despeje o restante do molho no fundo da assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 30 a 35 minutos a uma temperatura de 220 a 250°C.


Retire o alumínio e deixe mais alguns minutos para gratinar o queijo. Se tiver grill, então.......fica lindo!!!!


 
Gostei muito do resultado final!
Para uma próxima vez, estou pensando em incrementar mais esse recheio!
Aceito sugestões!!!!

Comentários

Micheline matos disse…
Acho que se vc acrescentar gorgonzola ao recheio e um pouquinho de creme de leite vai ficar mais divino ainda!Adorei seu blog, sou vegetariana e vivo em busca de novas receitas!
Renata disse…
Oi, Micheline!
Amei sua sugestão! Estou salivando!!!
Compartilhe suas receitas e experiências por aqui também!
E seja bem vinda ao meu mundinho!!!
Beijinhos!
Moacyr Portes Junior disse…
Pode fazer com queijo branco ou ricota (mais saudável), pra substituir o queijo amarelo. Agregue amendoin triturado a esse recheio. Eu sempre só hidratava a proteína de soja. Cozinhar por uns 5 minutos e lavar a proteína de soja, foi uma dica que aprendi que deixa o sabor da carne de soja, mais suave e melhor pra agregar temperos.

Postagens mais visitadas