Prato único e completo!

Ontem fiz um "Escondidinho Tofs" de purê de batata com PTS (proteína texturizada de soja - mas tbm pode ser com carne moída, para os carnívoros), coberto com aquele refogado de alho poró e tomates!

Usei 01 kg de batatas para fazer o purê.
Após colocar as batatas já descascadas na pressão, passe pelo espremedor e leve à panela para dar ponto com um pouco de leite, margarina e sal. Eu também gosto de colocar um pouquinho de creme de leite! Dá outra textura!
 







Para preparar a PTS é só seguir as instruções do fabricante.
Em geral eles pedem para adicionar 04 xícaras de água quente para cada xícara de PTS. Eu, particularmente, uso menos água (o suficiente para cobrir) e adiciono um tablete de caldo para já dar um gostinho.
 







Depois de 20 a 30 minutos, é só escorrer e dar uma apertadinha para tirar o excesso de água que foi absorvida. A partir daí, é só temperar e refogar como se fosse carne moída mesmo.
Usei alho, cebola, salsa e alcaparras na manteiga! Hum.............


Observação: hoje usei a PTS 'Mais Vita' que tem essa cor clarinha. A 'Camil' tem uma igual a essa mais clara e outra de cor mais escura, que depois de pronta aparenta muito com carne moída. Mas já faz tempo que não encontro a da 'Camil'........

Para o refogado de alho poró e tomates, você vai precisar:
02 unidades de alho poró fatiadas
03 tomates picados (sem sementes)

 







Refogue primeiro o alho poró nos temperos de sua preferência e só quando ele tiver dado aquela murchadinha característica acrescente os tomates, mexa um pouco e já desligue o fogo.
 Montagem:

Unte um refratário com margarina e forre o fundo com metade do purê de batatas. Coloque então a PTS já refogada e temperada, adicione algumas colheradas de requeijão e cubra com a outra metade do purê.

Por cima, espalhe todo o refogado de alho poró e tomates e salpique parmesão ralado.

Leve ao forno para gratinar.

Apesar de ser um prato único para ser acompanhado de salada, ele fornece carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais!

Completinho!!!

Comentários

Postagens mais visitadas