domingo, 9 de janeiro de 2011

Risoto do tempo da Vovó!

Minha avó sempre fazia esse risoto nos almoços de domingo, quando a família toda se reunia, há bons anos (leia-se décadas, rs.... ) atrás!

A quantidade de arroz dependerá do número de boquinhas nervosas que você tiver para a ocasião.

Eu usei 02 copos de arroz para 06 pessoas comportadas! E servi com couve-flor gratinada.

Cozinhei uma cabeça grande de couve-flor (já limpa e cortada) no vapor, acomodei os buquês na assadeira e reservei. Fiz o molho branco, joguei por cima, salpiquei salsa e parmesão ralado e levei ao forno para gratinar. Não ficou muito corado porque faltou queijo........... snif..........

Molho Branco:
02 colheres (sopa) manteiga
02 Colheres (sopa) farinha de trigo
02 xícaras (chá) leite
sal e pimenta do reino a gosto (não usei a pimenta)
01 colher (café) noz-moscada moída
01 lata de creme de leite (usei a caixinha longa vida - tem 100g a menos)

Modo de preparo:
Leve a manteiga ao fogo até derreter e adicione a farinha. Formarão grumos. Junte o leite, o sal, a pimenta e a noz-moscada e cozinhe por cinco minutos ou até engrossar. Não se preocupe se não conseguir desfazer todos os grumos de farinha. Coloque no liquidificador e bata junto com o creme de leite. Está pronto!

Para o risoto.......

Usei 02 copos de arroz cozido, 01 lata de ervilha, 02 ovos cozidos cortados em quatro, 01 pacote de molho de tomate pronto 'melhorado' (a receita fica para outro post) e queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar.

Não tem segredo: acomode  o arroz (já cozido) na refratária, regue com o molho, decore com os ovos e as ervilhas, salpique o parmesão e leve ao forno para aquecer e dar uma gratinada no queijo.


Como nos velhos tempos!!!

Nenhum comentário: