Fome ou Vontade de Comer?

Photo by Pablo Merchán Montes on Unsplash

Boa noite, crianças!
Não me lembro exatamente como é que eu fui parar no podcast da Tribo Forte, mas uma coisa é fato: muitas coisas mudaram de lá para cá.
O conteúdo me interessou bastante na época. Tanto, que em pouco tempo coloquei em dia todos os 50 episódios anteriores.
Confesso que mudar meus paradigmas, num primeiro momento, não foi tarefa fácil. 
Eu estava acostumada com os mesmos hábitos alimentares há anos. 
Seguia o tipo de alimentação mais comum que tinha - aquele que todo mundo fazia! 
E estava tudo bem, né?
Na verdade, não estava!
E só com o passar do tempo fui entendendo o porquê.

Vale dizer que aquilo que é "comum" nem sempre é normal ou bom.
Uma coisa ruim não se torna boa, só porque todo mundo está fazendo.

Todas aquelas informações faziam muito sentido.
Eu tinha duas alternativas:
   1. Deixar tudo para lá e seguir a vida do jeito que estava.
   2. Experimentar e ver como funcionava comigo para decidir isso depois.
E lá fui eu colocar tudo em prática!

Lição número 1
Aprender o que é fome real.
Nada mais lógico do que comer quando se tem fome, dormir quando se tem sono e beber água quando se está com sede. 
Mas na prática não funcionava bem assim. 
Eu comia quando estava triste, quando estava ansiosa, quando estava preocupada, quando estava cansada, quando estava à toa e também quando estava com sede. 

Siiiiiiim, confundia sede com fome.....

A estratégia foi beber um copo de água, toda vez que eu achasse que fosse fome. 
Bebia e esperava para ver se passava.
E passava!
Tempos depois, vinha aquela sensaçãozinha de novo e eu me perguntava 'será que agora é fome real'?
Tomava outro copo de água e esperava.
E aquela vontade passava de novo.
Mais tarde, batia aquela vontade de comer alguma coisinha. 
Um pãozinho de queijo, um chocolate, uma bolachinha. Sabe como é?
Então eu me perguntava 'tá com vontade ou tá com fome'?
E era só vontade.....
Passei horas me testando e me observando naquela dia.
Fiz isso durante uma ou duas semanas. 
Fui prestando mais atenção no meu corpo e aprendendo a reconhecer os seus sinais.

Mas afinal, como é que a gente faz para saber quando é fome de verdade?

A fome é de verdade quando estamos dispostos a comer qualquer coisa. Não importando o que essa coisa seja. Pode ser até feijão gelado. Você não vai dispensar.

Quando queremos comer algo específico, não costuma ser fome. 
Nós nos mimamos demais. Todo dia a gente acha que merece um 'agradinho' comestível. 
Temos vontades infinitas e acabamos perdendo a mão. Vira vício e não opção.
Vontade de comer não é fome.
A fome não é seletiva. 
Ela não desaparece se não tiver pão de queijo, pastel, coxinha ou torta de limão.
A fome verdadeira vem em ondas, aos poucos, e quando chega é implacável.
Do tipo que vai ou racha.

Aos poucos fui reconhecendo minha fome, minha sede, meu sono e minhas emoções. 
Fui separando e colocando cada um na sua caixinha.
E quando fui ver, eu estava fazendo só duas grandes refeiçoes no dia. 
Os lanchinhos não eram mais necessários. Passaram a ser estratégicos.

Essa mudança foi L-I-B-E-R-T-A-D-O-R-A!

Mas ATENÇÃO!!!
Comer apenas na fome real exige sabedoria e disciplina. Não dá para sair colocando qualquer coisa para dentro.
É necessário também que aconteça um ajuste no estilo de vida, para que as mudanças sejam saudáveis e sustentáveis no longo prazo.

Mas isso já é assunto para um próximo post! ;)

Ótima semana!

Comentários

Postagens mais visitadas